XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CONSTRUÇÃO SOCIAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA E SUA PRIORIZAÇÃO NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA Autor: CAROLINA TERRA QUIRINO DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IRENE RIZZINI - ORIENTADOR
CRISTINA LACLETTE PORTO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53915
Catalogação: 27/07/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53915@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53915@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53915
Resumo:
Título: CONSTRUÇÃO SOCIAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA E SUA PRIORIZAÇÃO NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA Autor: CAROLINA TERRA QUIRINO DA COSTA
CRISTINA LACLETTE PORTO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53915
Catalogação: 27/07/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53915@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53915@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53915
Resumo:
Nos últimos anos, a Primeira Infância entrou na agenda pública. Além do
aumento da atenção por parte da academia, de órgãos internacionais e de
organizações não governamentais, a agenda pública também passou a valorizar a
temática, tendo como seu principal resultado a promulgação do Marco Legal da
Primeira Infância (MLPI, Lei 13.257 de 2016). Partindo dessa constatação, essa
dissertação teve como objetivo analisar os fatores que contribuíram para a escolha
de políticas e ações que priorizam a Primeira Infância na agenda pública brasileira.
Para analisar os fatores que fundamentam o surgimento e intensificação de políticas
e ações voltadas para a garantia dos direitos das crianças na Primeira Infância, esta
investigação, de caráter qualitativo, partiu da contribuição dos Estudos da Infância
que veem a infância como construção social que se modifica ao longo do processo
histórico. Para tanto, foram abordados aspectos relativos à construção social da
Infância e da Primeira Infância; as principais abordagens que influenciaram as
narrativas, legislações e programas sociais voltadas para a Primeira Infância; os
ciclos das políticas públicas, formação de agenda e as diferentes maneiras como os
diversos atores sociais se relacionam, além de uma análise do contexto
socioeconômico brasileiro dos indicadores acerca da Primeira Infância. Concluiuse
que, apesar do MLPI ter partido do princípio de garantia dos direitos, o discurso
dominante no Brasil parte majoritariamente das perspectivas da neurociência e da
economia no que tange à importância do investimento na Primeira Infância.
Ademais, apesar da Primeira Infância ter entrado na agenda pública brasileira, estas
conquistas ainda pouco se refletem nas vidas das crianças brasileiras.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |