INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS SEM FIO NA LOGÍSTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TAMARA DE BRITTO FIGUEIREDO

Colaborador(es):  JOSE EUGENIO LEAL - Orientador
Número do Conteúdo: 5387
Catalogação:  31/08/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5387@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5387@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5387

Resumo:
As atividades logísticas sofreram grandes transformações no decorrer do século XX, evoluindo de um nível meramente operacional, passando por diferentes fases de integração, alcançando por fim, uma postura estratégica. Em sua última etapa, a Logística assumiu um enfoque mais gerencial, em meio ao qual se desenvolveu o conceito de Supply Chain Management. Tal evolução se deu em meio a importantes mudanças econômicas e sociais, as quais repercutiram na transição dos Sistemas de Produção. Os efeitos da globalização aceleraram em muito esse processo. A necessidade de flexibilidade decorrente desses efeitos impulsionou por sua vez, o desenvolvimento de sofisticadas tecnologias da informação. Nas últimas décadas, em virtude da valorização de princípios de mobilidade, observou-se uma forte tendência ao emprego de tecnologias de informação sem fio, em muitas atividades logísticas. O presente trabalho visa fazer um levantamento das principais tecnologias de transmissão de informações por rádio-freqüência, por meio das quais, pode se gerenciar o fluxo bidirecional de informações e materiais, de forma a promover maior grau de integração da cadeia logística. Uma atenção especial foi atribuída a uma mais recente tecnologia de captura de dados: o RFID (RadioFrequency Identification), por meio da qual se pode realizar operações de controle e localização de uma entidade, dentro de determinada área de abrangência. O RFID vem aos poucos conquistando mercado no quadro brasileiro, no controle de mercadorias em linha de montagem, e de acesso de veículos. Com base nos resultados de um estudo empírico realizado pelo autor, abrangendo empresas fornecedoras de produtos e serviços da rede sem fio operantes no Brasil, pôde-se analisar alguns impactos da cultura RFID no SCM.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
BIBLIOGRAFIA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui