$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: DESENHANDO O PROCESSO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE PROJETO DE DESIGN
Autor: NINA ATALLA PIETROLUONGO O VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 53825
Catalogação:  22/07/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53825@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53825@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53825

Resumo:
Esta pesquisa, de cunho exploratório, teve por objetivo o desenvolvimento de uma atividade pedagógica voltada para o ensino de projeto de Design. A pesquisa surge da constatação da importância do conteúdo de metodologia de projeto, enquanto conteúdo estruturante da prática empírica de projeto, e da necessidade do estímulo à reflexão crítica sobre processos de projeto no curso de Design da PUC-Rio. Para responder a essas questões, uma atividade pedagógica de desenho de processo de projeto foi desenvolvida e testada com dois alunos em duas diferentes disciplinas de Projeto do curso de Design da PUC-Rio – DSG 1030 Anteprojeto e DSG 1032 Projeto Final de Comunicação Visual. A investigação foi fundamentada por autores, que tratavam dos processos cognitivos da aprendizagem e também sobre o fluxo cognitivo da reflexão-naação, noção-chave desta pesquisa. A atividade revelou-se uma rica ferramenta didática de estímulo ao pensamento crítico sobre a prática de projeto em Design, na medida em que facilitou um exercício de auto análise e deu aos alunos as condições didáticas para que situassem e organizassem suas experiências empíricas de projeto durante a formação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui