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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O DISCURSO DO ALUNO DE PSICOLOGIA CARACTERISTICASE USOS - O CASO DA TROCA DE TURNOS Autor: MARIGIA ANA DE MOURA VIANA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 5371
Catalogação: 27/08/2004 Liberação: 27/08/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5371&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5371&idi=2
Resumo:
Título: O DISCURSO DO ALUNO DE PSICOLOGIA CARACTERISTICASE USOS - O CASO DA TROCA DE TURNOS Autor: MARIGIA ANA DE MOURA VIANA
Nº do Conteudo: 5371
Catalogação: 27/08/2004 Liberação: 27/08/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5371&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5371&idi=2
Resumo:
Este trabalho faz parte do NELC (Núcleo de Estudos da
Linguagem e Cognição), da UNICAP, e visa a analisar o
discurso do aluno estagiário de Psicologia, em particular
como ocorrem as mudanças de turno, à medida que o aluno
passa da situação de dominado, dentro do contexto de
sala de aula, para uma situação de dominante, quando ele
atende na clínica da própria universidade. Em ambas as
situações, ocorre uma relação assimétrica (um
participante
tem mais poder do que o outro). Os turnos são vistos como
o
uso ou não da palavra por um dos falantes,além de ser
condição básica para que haja uma conversação. Foram
analisados três aspectos da mudança de turnos: as
concessões - o falante concede a palavra ao seu
interlocutor; as sobreposições - mais de uma pessoa fala
ao
mesmo tempo - e os arrebatamentos - há uma tomada brusca
do
turno. O objetivo deste trabalho, portanto, é investigar,
a partir das mudanças de turno, em que momento o discurso
apresenta características dominantes e em que ocasiões
essas mudanças ocorrem, uma vez que aquele que exerce o
poder determina quem pode ou deve falar, o que e em que
momento. Para isso, foram utilizados dados coletados nas
gravações em sala de aula e na clínica-escola,num total
de
nove turmas do curso de Psicologia (do 3º ao 11º período).
Para a análise dos turnos, foi utilizado o modelo de
transcrição de dados proposto por Marcuschi (1988). A
análise dos períodos que vão do 3º ao 10º, referente à
sala
de aula, indicou que, durante todo o tempo em que o aluno
se encontra na posição de dominado, tanto o controle dos
turnos quanto o tipo de tópico abordado, assim como o
maior
tempo do total da aula, ficam em poder do professor, além
de quase não haver interação entre os alunos nos assuntos
discutidos em sala. A partir do momento em que o aluno se
encontra no ambiente da clínica-escola (11ºperíodo), a
relação de poder muda, passando ele a ter o controle na
interação, e, apesar de falar pouco, é o estagiário quem
inicia e termina cada atendimento, caracterizando, assim,
o
poder.