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Título: O DISCURSO DO ALUNO DE PSICOLOGIA CARACTERISTICASE USOS - O CASO DA TROCA DE TURNOS
Autor: MARIGIA ANA DE MOURA VIANA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 5371
Catalogação:  27/08/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
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Resumo:
Este trabalho faz parte do NELC (Núcleo de Estudos da Linguagem e Cognição), da UNICAP, e visa a analisar o discurso do aluno estagiário de Psicologia, em particular como ocorrem as mudanças de turno, à medida que o aluno passa da situação de dominado, dentro do contexto de sala de aula, para uma situação de dominante, quando ele atende na clínica da própria universidade. Em ambas as situações, ocorre uma relação assimétrica (um participante tem mais poder do que o outro). Os turnos são vistos como o uso ou não da palavra por um dos falantes,além de ser condição básica para que haja uma conversação. Foram analisados três aspectos da mudança de turnos: as concessões - o falante concede a palavra ao seu interlocutor; as sobreposições - mais de uma pessoa fala ao mesmo tempo - e os arrebatamentos - há uma tomada brusca do turno. O objetivo deste trabalho, portanto, é investigar, a partir das mudanças de turno, em que momento o discurso apresenta características dominantes e em que ocasiões essas mudanças ocorrem, uma vez que aquele que exerce o poder determina quem pode ou deve falar, o que e em que momento. Para isso, foram utilizados dados coletados nas gravações em sala de aula e na clínica-escola,num total de nove turmas do curso de Psicologia (do 3º ao 11º período). Para a análise dos turnos, foi utilizado o modelo de transcrição de dados proposto por Marcuschi (1988). A análise dos períodos que vão do 3º ao 10º, referente à sala de aula, indicou que, durante todo o tempo em que o aluno se encontra na posição de dominado, tanto o controle dos turnos quanto o tipo de tópico abordado, assim como o maior tempo do total da aula, ficam em poder do professor, além de quase não haver interação entre os alunos nos assuntos discutidos em sala. A partir do momento em que o aluno se encontra no ambiente da clínica-escola (11ºperíodo), a relação de poder muda, passando ele a ter o controle na interação, e, apesar de falar pouco, é o estagiário quem inicia e termina cada atendimento, caracterizando, assim, o poder.

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