$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: A RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A FOTOGRAFIA
Autor: RODRIGO JOSE ABREU DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS CRAIZER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53718
Catalogação:  15/07/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53718@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53718@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53718

Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a matemática presente na fotografia e, para isso, usamos a tecnologia e a comunicação através da fotografia, que fazem parte do cotidiano dos alunos. Começamos com um levantamento histórico sobre a fotografia, desde o seu surgimento no mundo e no Brasil, passando pela primeira fotografia colorida e a evolução das câmeras fotográficas. Em seguida, são apresentados conceitos matemáticos presentes na fotografia, tais como frações, área e diâmetro do círculo, sequência de Fibonacci, proporção áurea, regra do terço, distância focal, ângulo e perspectiva. A proposta apresentada defende o uso da tecnologia a favor do desenvolvimento de propostas pedagógicas que ajudem no processo de ensino e aprendizagem. Para finalizar, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos do projeto Carioca I e Carioca II de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. O trabalho fica como sugestão para que possa acontecer um projeto escolar envolvendo a Etnomatemática, ou seja, uma análise das práticas matemáticas na fotografia em seus diferentes contextos culturais nas diferentes formas de conhecimento, que, de modo geral, é uma maneira que cada grupo ou indivíduo tem de operacionalizar a Matemática. Além disso, pode ser explorada a parte da Interdisciplinaridade, uma vez que, a fotografia pode envolver as disciplinas de História, Geografia, Física, Artes, Matemática, entre outras.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui