$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: PRODUÇÃO TEOLÓGICA EM DIÁLOGO COM A HISTÓRIA: PERSPECTIVAS TEOLÓGICAS E PASTORAIS PARA UMA PRÁXIS CRISTÃ NO PÓS-PANDEMIA DA COVID-19
Instituição:  -
Autor(es): WELDER LANCIERI MARCHINI

Colaborador(es):  - Número do Conteúdo: 53679
Catalogação:  13/07/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53679@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53679@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.53679

Resumo:
A produção teológica tem como uma de suas funções o ônus de oferecer diretrizes à comunidade eclesial de modo que esta possa estabelecer-se no mundo. O teólogo é aquele que, inserido no contexto histórico, busca respostas. Os tempos de pandemia impactaram a sociedade atual e, por consequência, a comunidade cristã. Tanto as práticas eclesiais quanto as dinâmicas sociais foram impactadas. Qual a função do pensamento teológico diante de situações como a da pandemia do coronavírus? A partir da concepção de uma Teologia histórica de Johann Baptista Metz, que entende a Teologia em seu aspecto hominizador – ou seja, que assume a condição humana – este artigo estabelece um diálogo entre a produção teológica e a pandemia. A Teologia assume seu aspecto práxico tornando-se capaz de, a partir do diálogo com a realidade histórica, construir horizontes. Os conceitos da obra de Metz não serão aqui aplicados à pandemia. Mas é possível entender a pandemia como um momento crucial para uma produção teológica que se situa na história.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui