$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: O NÓ DA REDE: PERCEPÇÕES DOS AGENTES FORMULADORES E IMPLEMENTADORES SOBRE A POLÍTICA DE CORREÇÃO DE FLUXO DA/NA ALFABETIZAÇÃO
Autor: ALDA SIQUEIRA LAGE DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA - ORIENTADOR

Nº do Conteudo: 53678
Catalogação:  13/07/2021 Liberação: 13/07/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53678@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53678@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53678

Resumo:
O estudo O nó da rede: percepções dos agentes formuladores e implementadores sobre a política de correção de fluxo da/na alfabetização busca compreender as percepções que os agentes implementadores de nível da rua e de médio escalão possuem sobre as políticas de correção de fluxo e, principalmente, sobre o Projeto Carioquinha, implementado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro no ano de 2019. Como referencial teórico este trabalho apoia-se nos estudos da burocracia de nível da rua, inaugurados por Lipsky. Numa perspectiva interdisciplinar, aproxima-se da Sociologia da Educação, olhando para os efeitos do fracasso escolar e da desigualdade educacional. A investigação, realizada por meio de uma abordagem qualitativa, se concentra na análise dos documentos pertinentes à política. Em seguida, examinou-se as bases de dados do Censo Escolar das escolas selecionadas. Finalmente, foram coletadas as percepções dos professores, coordenadores e gestores vinculados ao Projeto Carioquinha das escolas analisadas através de entrevistas semiestruturadas. Estas entrevistas foram realizadas no ambiente virtual em decorrência do distanciamento social imposto pela pandemia. A pesquisa confirma resultados anteriores de outros estudos da influência de variáveis como cor, origem social, participação familiar sobre o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, em 2020, o acesso ao aparato tecnológico e a tecnologia despontam como fatores limitantes e desafiantes ao trabalho com os alunos matriculados no Projeto Carioquinha. Discute-se ainda a percepção dos agentes implementadores sobre suas expectativas na recuperação e/ou alfabetização dos estudantes do 3º. ano do Ensino fundamental dos Anos Iniciais inscritos no Programa de Correção de fluxo bem como suas potencialidades.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui