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Título: EFICÁCIA E EQUIDADE ESCOLAR EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL FILANTRÓPICA
Autor: MARCUS VITOI SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
LUÍS ANTÔNIO FAJARDO PONTES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 53671
Catalogação:  13/07/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53671@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53671@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53671

Resumo:
Esta tese tem como objetivo investigar a eficácia e a equidade em uma instituição privada de natureza filantrópica e de reconhecido prestígio acadêmico, localizada na cidade de Juiz de Fora – MG. O referencial teórico foi elaborado a partir dos conceitos de equidade de Rawls (2003) e Dubet (2004, 2008) e de justiça escolar e de discriminação positiva propostos, respectivamente, por Crahay (2000) e Dubet (2008). De maneira complementar, recorreu-se a estudos que abordam o tema da eficácia e da equidade escolar no contexto brasileiro. A pesquisa apresenta desenho longitudinal e faz uso de dados de perfil e dos resultados dos estudantes nas três medidas de desempenho do Programa de Ingresso Seletivo Misto da Universidade Federal de Juiz de Fora – PISM-UFJF, avaliação aplicada ao final de cada ano letivo do Ensino Médio. Os resultados dos estudantes foram organizados em cinco grupos de comparação: o grupo de interesse, composto por estudantes de baixo nível socioeconômico que recebem bolsas integrais para cursar o Ensino Médio na escola filantrópica, e outros quatro grupos de comparação, um formado pelos estudantes pagantes da escola filantrópica e três constituídos por estudantes de escolas públicas. No tratamento dos dados foram utilizados métodos mistos: quantitativos e qualitativos. Os primeiros envolveram modelos de regressão para estimação dos efeitos do nível socioeconômico sobre o desempenho dos alunos no PISM e sobre as escolhas de carreiras. Complementarmente, análises qualitativas foram produzidas a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com bolsistas e gestores da escola filantrópica, cujos roteiros foram elaborados em diálogo com as características de escolas eficazes verificadas para o Brasil por Alves & Franco (2008). Os resultados da pesquisa confirmam a significativa correlação entre o nível socioeconômico e a proficiência dos estudantes verificada em outras pesquisas e apontam para evidências de eficácia escolar e de equidade promovidas pela escola filantrópica. As análises quantitativas mostraram que os alunos bolsistas obtiveram maiores proficiências que os estudantes de características semelhantes dos grupos de comparação matriculados nas outras quatro escolas. Os resultados também foram interpretados com base em análises qualitativas e, em linha com as pesquisas brasileiras em eficácia escolar, identificaram condições intraescolares que atuam como fatores importantes de eficácia, notadamente a infraestrutura escolar, o clima acadêmico, a gestão, a ênfase pedagógica e a atuação dos professores. O estudo também aponta para uma questão que merece ser melhor investigada: o peso da origem social na escolha dos bolsistas de carreiras universitárias de menor prestígio acadêmico, mesmo em se tratando de estudantes que frequentaram o Ensino Médio em uma escola eficaz, promotora de equidade e reconhecida socialmente como uma escola de excelência.

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