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Título: EU POSSO MORAR NO MORRO, MAS EU NÃO DEVO A NINGUÉM: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E A SIGNIFICAÇÃO DA REALIDADE EM NARRATIVAS DE ADOLESCENTES ATENDIDOS POR PROGRAMA SOCIAL FEDERAL
Autor: PAULA FERNANDES TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LILIANA CABRAL BASTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53625
Catalogação:  12/07/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53625@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53625@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53625

Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo investigar, à luz da Análise da Narrativa e da Sociolinguística Interacional, a forma como um determinado grupo de adolescentes significa, no discurso, a si, os outros e a realidade que os cerca. Para tal, serão levadas em consideração as teorias de sistemas de coerência e identidades sociais. O estudo, que se apoia no paradigma socioconstrutivista de pesquisa, é de natureza qualitativa e interpretativista. Os dados foram gerados a partir de entrevistas semiestruturadas e em grupo, realizadas com um total de oito adolescentes, entre quinze e dezoito anos, que têm em comum o fato de serem atendidos pelo Programa Forças no Esporte (Profesp), conduzido em uma unidade militar no bairro Ilha do Governador, Rio de Janeiro, além de serem moradores de comunidades da mesma região. A análise, que privilegia uma abordagem microinteracional e situada do discurso, debruça-se sobre as narrativas emergidas em nove excertos provenientes das entrevistas, a fim de articular as microanálises do plano interacional com aspetos relacionados ao contexto macrossociológico no qual os jovens estão inseridos. A partir do exame detalhado dos dados, foi possível observar o sistema de coerência específico sob o qual operam, tanto no que tange aos valores morais e crenças do grupo, como as representações que fazem de certos objetos sociais, como favela, asfalto, bandido, polícia, violência e Profesp, representações essas marcadas por conflitos e ambiguidade.

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