$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA BEATRIZ PINHEIRO SOARES

Colaborador(es):  RODRIGO FLORA CALILI - Orientador
Número do Conteúdo: 53619
Catalogação:  09/07/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53619@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53619@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53619

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar impactos sobre eficiência energética em um sistema fotovoltaico, evidenciando assim que sistemas melhor estudados tendem apresentar maiores rendimentos no aproveitamento solar fotovoltaico. Dessa forma é possível provar que a escolha do local de implementação da usina, tendo em vista que a irradiação solar varia a depender do local. Além disso, como a escolha adequada dos equipamentos deve-se considerar a temperatura de operação como fator determinante para a eficiência. Neste trabalho é feita uma análise, dentre as diferentes tecnologias disponíveis, à luz do impacto da temperatura de operação quais podem apresentar maior rendimento e avaliar os fatores determinantes para o aproveitamento solar pela geração fotovoltaica. Para tanto, são considerados sistemas em geração centralizada e distribuída afim de evidenciar os impactos reais na eficiência de projetos fotovoltaicos. A escolha adequada dos equipamentos deve-se considerar a temperatura de operação como fator determinante para a eficiência. Pois, como podemos observar nos projetos apresentados no decorrer desse trabalho ela é um grande fator de perda de eficiência, entre 10,5 por cento e 11 por cento nas simulações feitas nos projetos propostos. O impacto da temperatura em diferentes arranjos de instalação indicou que a eficiência é dependente da instalação utilizada. Ou seja, em arranjo livres, típicos de usinas centralizadas, o impacto da temperatura é menor, se comparado às instalações integradas às edificações comumente da aplicação para geração distribuída.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui