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Título: QUARTO TEM QUE TER TEMA?: POR UMA PEDAGOGIA DO CONSUMO NA E DA GRAVIDEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BIANCA LEITE DRAMALI

Colaborador(es):  JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 53543
Catalogação:  05/07/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53543@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53543@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53543

Resumo:
A pesquisa em questão tem como tema o consumo na (e da) gravidez. O objetivo é buscar compreender como a pedagogia da gravidez é atravessada pela formação da subjetividade do indivíduo contemporâneo, que prescreve uma miríade sem fim de objetos, modos de ser e fazer, a partir de uma performance esperada socialmente. Aqui são mapeadas e analisadas as práticas, rituais, objetos e representações de consumo relativos à gravidez, que por vezes parecem imperativas para que se performe como uma boa gestante. A pesquisa de campo teve como métodos centrais a realização de entrevistas com grávidas durante visita aos quartos do bebê – ambos ainda sendo gerados e construídos. E contou também com etnografia flutuante em feiras de bebês e gestantes. Durante a realização do campo de pesquisa, fica evidente a centralidade do quarto do bebê como espaço dedicado a este filho imaginado, mediado por imagens de ultrassom e outros objetos que o antecedem e encenam sua vida, mesmo antes de estrear no mundo fora do útero.

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