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Título: A QUEDA DO NOME-DO-PAI LACANIANO NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: VESTÍGIOS DE UMA NOVA ECONOMIA PSÍQUICA
Autor: FILIPE CERQUEIRA CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53507
Catalogação:  01/07/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53507@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53507@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53507

Resumo:
Esta dissertação discute a relação existente entre estéticas da literatura contemporânea brasileira, aqui compreendida como aquela produzida do final dos anos 1950 aos dias atuais, e a perspectiva psicanalítica da queda do nome-do-pai lacaniano. Esse ponto de vista teórico percebe mudanças significativas nos comportamentos e na criação artística do chamado sujeito contemporâneo, para ele surgido com o fim da Primeira Guerra Mundial, todas elas perpassadas pela instauração de uma economia psíquica fundada no imperativo de gozo, em detrimento daquela fundada no recalque. A partir desse pensamento, discute-se aqui o que dessa nova economia psíquica está ou não presente em produções literárias compreendidas como contemporâneas no Brasil, levando em conta a enorme variedade de estéticas presente nesse período, e como cada uma dessas características se comporta em cada produção observada. Se é certo pensar que o sujeito contemporâneo, assim como o de outros tempos, tem suas especificidades, também o é levar em conta que tais traços vêm de lugares psicanalíticos e sociais, bem como interferem em suas produções artísticas e, portanto, literárias. É sob a observação de como isso ocorreu na literatura brasileira contemporânea que este texto se debruça.

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