$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ENTRE A ROCINHA NO BRASIL E SILOÉ NA COLÔMBIA, QUAIS SÃO AS SIMILARIDADES?: ESTUDO COMPARATIVO DO PROCESSO DE DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NOS DOIS LÓCUS E SUAS FORMAS DE TRATAMENTO
Autor: MARIA IZABEL DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VALERIA PEREIRA BASTOS - ORIENTADOR
RICARDO RODRIGUEZ QUINTERO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 53495
Catalogação:  01/07/2021 Liberação: 01/07/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53495&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53495&idi=2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53495&idi=4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53495

Resumo:
A presente tese tem por finalidade apresentar um estudo comparado entre a favela da Rocinha - Rio de Janeiro no Brasil e Siloé (Comuna 20) em Cali na Colômbia. A proposta foi analisar o processo de destinação dos resíduos sólidos urbanos gerados nos dois locais e suas formas de tratamento, considerando a realidade e a cultura local, mas buscando dá relevância às diferenças e similitudes de cada lócus. O percurso metodológico que ancorou o estudo apoiou-se na pesquisa de cunho documental e bibliográfico, o que nos permitiu ampliar o conhecimento sobre a legislação, assim como em diversas normativas, artigos acadêmicos entre outros documentos, objetivando compreender como a gestão dos resíduos é regulada nos dois países. Já a pesquisa de campo, foi ancorada na estrutura metodológica de cunho qualitativo, efetivada por meio da observação direta nos campos de estudo, o que nos proporcionou tanto o alcance das informações não explicitas nas falas das entrevistas, como nos garantiu vivenciar as duas realidades, conhecendo os hábitos, costumes e diferenças culturais, políticas e sociais de cada grupo envolvido na pesquisa. E as entrevistas foram do tipo semiestruturadas, efetivadas nas duas localidades, o que nos proporcionou realizar a escuta de diversos sujeitos envolvidos no processo de tratamento, gestão e destinação dos resíduos nas duas áreas, a saber: representantes das empresas de limpeza urbana, representantes de estabelecimentos comerciais, moradores, organizações de catadores/recicladores de materiais recicláveis e reutilizáveis, e catadores/recicladores, objetivando compreender qual é a visão de cada agente em relação à geração e destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos em suas localidades. A sistematização dos dados, aliados as informações coletadas em conversas e provenientes da vivência nos locais, nos permitiu concluirmos que a política de resíduos, tanto brasileira como colombiana, trouxe melhorias socioambientais para as localidades, contudo, ainda há muito que ser realizado na perspectiva da promoção de forma igualitária da prestação de serviços na área socioambiental, principalmente, na questão da geração, tratamento e destinação adequada dos resíduos. Acreditamos que a tese poderá também subsidiar novos estudos tanto no Brasil como na Colômbia a respeito da temática.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui