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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: QUE PAÍS É ESSE?: ANÁLISE DECOLONIAL DO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO EM CAMPANHAS DAS HAVAIANAS Autor: CAROLINA DE OLIVEIRA BRANDAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCUS WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53421
Catalogação: 25/06/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53421@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53421@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53421
Resumo:
Título: QUE PAÍS É ESSE?: ANÁLISE DECOLONIAL DO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO EM CAMPANHAS DAS HAVAIANAS Autor: CAROLINA DE OLIVEIRA BRANDAO
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53421
Catalogação: 25/06/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53421@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53421@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53421
Resumo:
O conceito de desenvolvimento é um fator chave que impulsiona diversos aspectos da vida em sociedade, inclusive os próprios processos de gestão. Conforme os estudos de Arturo Escobar, percebe-se que o desenvolvimento se tornou um discurso poderoso e envolvente. Essa lógica divide o mundo desde o século passado, classificando e hierarquizando os países com bases em parâmetros que foram estabelecidos por aqueles que já atingiram o almejado patamar de país desenvolvido, ignorando muitas vezes o contexto histórico de colonização que assombrou diversas nações. Tal é o caso do Brasil, que hoje carrega o título de país em desenvolvimento. Porém, ainda que essa seja uma realidade social, o campo
da administração e do marketing pouco se debruçam para entender os impactos desses valores e dos resquícios coloniais. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir de uma ótica decolonial, de que maneira a propaganda empresarial contribui para a construção de uma imagem de
desenvolvimento/subdesenvolvimento do Brasil. Para tal, foi feita uma análise com base na semiótica greimasiana de 71 imagens publicitárias de 5 campanhas globais da empresa Havaianas, com o intuito de entender os textos e as interações simbólicas transmitidas por essa marca. Por meio desta investigação, averiguou-se a exploração de elementos de uma brasilidade estereotipada, que resgata sempre os
aspectos naturais e a noção do paraíso tropical como forma de sedução ao país, que permanece sendo representado com associações que reforçam o pouco desenvolvimento.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |