$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ANÁLISE DE CURTO-CIRCUITO E SISTEMA DE PROTEÇÃO EM UMA REDE COM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA UTILIZANDO SIMULINK
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BRUNA GELMINI MIRANDA
LEONARDO RAMOS DA SILVA ALVES

Colaborador(es):  DELBERIS ARAUJO LIMA - Orientador
Número do Conteúdo: 53384
Catalogação:  23/06/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53384@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53384@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53384

Resumo:
Um sistema elétrico de potência tradicional é caracterizado pela centralização da geração de energia. Entretanto, com a atual reestruturação do sistema elétrico e o crescente interesse pelo desenvolvimento sustentável, cada vez mais cresce a implantação de novas unidades de geração distribuída. Apesar dos extensos benefícios técnicos, econômicos e ambientais que as unidades de geração de distribuída proporcionam, oferecendo um custo de produção mais baixo, qualidade de energia mais elevada para o consumidor e permitindo a postergação nos investimentos na expansão da distribuição, as unidades de geração distribuída podem proporcionar mais complexidade ao sistema de proteção de uma rede. Isso ocorre pois os sistemas de proteção são projetados considerando-se um fluxo de potência unidirecional de corrente e um dos principais problemas provenientes da inserção de novas unidades de geração distribuída é justamente a alteração dos níveis de corrente de curto-circuito. Dessa maneira, com a inserção de novas unidades de geração distribuída, é necessário que seja realizada uma reestruturação do sistema de proteção, a fim de garantir que o sistema de proteção opere de acordo com a complexidade de uma rede com GD. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo introduzir os conceitos de geração distribuída, analisar a influência de uma unidade de geração distribuída na análise de curto-circuito trifásico de um sistema de rede de distribuição e apresentar os principais dispositivos de segurança operantes em um sistema de proteção. Para a análise da influência da conexão de uma geração distribuída nos níveis de curto-circuito da rede, foram realizadas diversas simulações em um sistema desenvolvido e simulado através do software Matlab/Simulink. Por fim, é apresentada uma proposta de sistema de proteção no ponto de conexão da GD para o sistema desenvolvido.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui