$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DE VON NEUMANN–MORGENSTERN À NEUROECONOMIA: UMA METANÁLISE DO JOGO DO ULTIMATO
Autor: JOAO CARLOS SCHYMURA G DE ALMEIDA
LUIS ALBERTO LEAO BRAGA NOGUEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53362
Catalogação:  22/06/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53362@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53362@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53362

Resumo:
A Teoria dos Jogos modela o processo racional de tomada de decisão através de agentes econômicos puramente maximizadores de utilidade (Schelling, 1980). No entanto, em muitos jogos relevantes, os seres humanos agem e decidem diferentemente em experimentos do mundo real do que preveria a Teoria dos Jogos (Rabin, 1994). Essa é uma das razões pelas quais o Ultimatum Game (UG) (Guth et al., 1982) é amplamente estudado: permite discussões sobre como as emoções, a cultura e a moral influenciam o processo de tomada de decisão. Este artigo tem como objetivo descobrir via Revisão Sistemática de Literatura (SLR) as tendências e lacunas de conhecimento no estudo do UG. Identificamos que a justiça percebida pelos jogadores é o principal fator de variação de comportamento - e que muitos fatores afetam a justiça percebida (incluindo, entre outros, comparação com pares; gênero; cultura; níveis hormonais; senso de legitimidade entre os jogadores). Através desta análise, o principal tema-motor encontrado é a Bioeconomia, potencializado pelo surgimento do campo da Neuroeconomia. No entanto, o grau de integração desse campo com a Economia Classica é questionado, conforme nossa análise da rede de co-ocorrência de palavras-chave. Foram encontrados três grupos distintos: dois deles, compostos por temas relacionados à Bioeconomia, estão consideravelmente menos conectados a grupos de temas relacionados à Teoria Tradicional dos Jogos. Além disso, verificou-se que não há consenso para explicar completamente a lógica psicológica do Jogador 1 em um UG. Com base em nossas descobertas, propomos uma variação da UG, o Broker s Game, para superar deficiências e limitações do UG original e, eventualmente, permitir uma postulação de um modelo de tomada de decisão emocional-racional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui