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Título: UM MUSEU QUE NÃO NASCEU: LYGIA FAGUNDES TELLES E A CRIAÇÃO DO MUSEU DA LITERATURA BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1970
Autor: ELIZAMA ALMEIDA DE OLIVEIRA CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARILIA ROTHIER CARDOSO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53341
Catalogação:  18/06/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53341@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53341@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53341

Resumo:
O Museu da Literatura Brasileira (MLB), idealizado por Lygia Fagundes Telles, reuniu número apreciável de documentos literários de diversos autores, mas não chegou a se concretizar como instituição e constitui uma lacuna tanto para a historiografia da literatura, quanto da museologia e da arquivologia – três áreas articuladas nesta dissertação. A massa, até agora pouco conhecida, de manuscritos, fotografias e cartas, sob a guarda do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) desde 1977, foi organizada em duas categorias: documento/ movimento. Na categoria documento estão os itens que comporiam a coleção do Museu; enquanto na categoria movimento encontram-se aqueles com notícias dos bastidores de seu nascimento, a partir da articulação entre Olga Savary, José Geraldo Nogueira, Almeida Fischer, Plínio Doyle e Lygia Fagundes Telles, cujo perfil de escritora importará menos que o gestora pública. Para compreender a complexidade da iniciativa de criação do Museu, o recorte temporal oferece quatro abordagens: recrudescimento da ditadura militar, consolidação de políticas de preservação, desenvolvimento dos estudos da crítica genética, e revisão dos estudos museológicos. Fontes primárias de outras instituições foram usadas como pontes, o que indica a metodologia adotada por esta dissertação, que, a partir do objeto MLB, busca repensar a noção de arquivo literário pelo tripé vínculo, comunidade e desejo, assim como a relação entre espaços da memória/pensamento. Como uma proposta de materialização do museu que não nasceu, foi criado o endereço museudaliteratura.com.br, onde estarão disponibilizados todos os itens que originalmente fariam parte da instituição.

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