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Título: ASPECTOS DA INSERÇÃO E DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NA ESCOLA NORMAL DO DISTRITO FEDERAL, FUTURO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (1928-1936)
Autor: VICTORIA GUIMARAES SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JEFFERSON DA COSTA SOARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53131
Catalogação:  07/06/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53131@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53131@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53131

Resumo:
O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar alguns aspectos históricos da disciplina escolar Sociologia, no período de 1928 a 1936, na Escola Normal do Distrito Federal, atual Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), no momento em que foi introduzida no currículo, por meio da reforma empreendida por Fernando de Azevedo em 1928, e seu percurso nos primeiros anos, após as mudanças que ocorreram com a posse de Anísio Teixeira na Diretoria de Instrução Pública em 1931, quando a Escola passa a se tornar Instituto de Educação. Para alcançar tal propósito, a metodologia utilizada foi a análise documental das diferentes fontes do período estudado, com destaque para aquelas do acervo do Centro de Memória da Educação Brasileira, localizado no ISERJ. O principal referencial teórico adotado foi a tradição inglesa da História das Disciplinas Escolares, tendo como referência a obra de Ivor Goodson, que entende currículo como um processo político, social e que, portanto, não é possível entendê-lo como conhecimento puro, descontextualizado. Foi possível analisar os programas das disciplinas Sociologia e Sociologia Educacional, relacionando-os com os movimentos e teorias educacionais em voga nas décadas de 1920 e 1930.

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