$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: MADE IN AMERICA: O TIGRE E O DRAGÃO NA MEDIDA HOLLYWOODIANA
Autor: GIULIANA DE QUEIROS MATTOSO MOCELIN
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 53118
Catalogação:  02/06/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53118@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.MIGUEL.53118

Resumo:
Este artigo investiga como o filme O Tigre e o Dragão (2000) promove uma imagem da China criada a partir de estereótipos. Baseando-se na filmografia chinesa existente, será possível destacar como o filme de Ang Lee é capaz de dialogar fortemente com o público norte-americano, em detrimento do chinês. Apesar da beleza do filme, que mereceu o Oscar de melhor filme estrangeiro, melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor trilha sonora, são observados diferentes elementos que apontam para estigmas (GOFFMAN) sobre a cultura asiática enraizados nos Estados Unidos e perpetuados em uma narrativa que apela para pautas ocidentais. Questões pertinentes a estereótipo, racismo e etnocentrismo estão presentes no cinema hollywoodiano até os dias atuais, quando há uma preocupação com uma produção mais tolerante e respeitosa. Discutirei a imagem do Ocidente sobre a China e como ela pode ser perpetuada e explorada para fins lucrativos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui