$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: A COMPARAÇÃO DA ECLESIOLOGIA DE IRINEU DE LIÃO COM A LUMEN GENTIUM
Autor: LEONARDO HENRIQUE PIACENTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDRE LUIZ RODRIGUES DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53034
Catalogação:  31/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53034@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53034@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53034

Resumo:
A comparação da eclesiologia de Irineu de Lião com a Lumen gentium surge no contexto do movimento de retorno às fontes cristãs nos séculos XIX e XX. O Concílio Vaticano II foi influenciado por este movimento no seu processo de aggiornamento da Igreja no mundo moderno. A nova perspectiva teológica, ainda em construção, influenciou o Concílio Vaticano II e as discussões eclesiológicas, tanto no que se referia à compreensão sobre Igreja quanto à sua atuação e presença no mundo. Tudo isso ficou mais notório com a elaboração da Constituição Dogmática Lumen gentium. De modo especial, Irineu de Lião, bispo e mártir do século II, surge como uma das fontes para este retorno na Lumem gentium que atesta duas citações diretas entre as cinco referências feitas ao texto dele em todo texto conciliar. O bispo de Lião não se incumbe de escrever um tratado teológico, na Adversus haereses e na Epideixis, mas se dedica a defender a fé cristã, que estava se emancipando das comunidades judaicas e ganhando sua autonomia de doutrina, de ensinamento e de culto. Paralelamente a este processo de emancipação crescem outras doutrinas diferentes no seio do cristianismo como foi o caso das doutrinas gnósticas. Para Irineu o conhecimento da verdade é a doutrina que a Igreja recebeu e ensina. Portanto, a agregação a Cristo necessita do conhecimento claro do que é a regula fidei, que norteará a compreensão das Sagradas Escrituras, ordenará o verdadeiro culto a Deus e conduzirá o fiel a testemunhar a presença de Cristo no mundo. A teologia sobre a Igreja em Irineu de Lião não se encontra sistematizada em seus livros, mas aparece em várias partes dos seus escritos enquanto formula suas denúncias e refutações. No entanto, para o bispo de Lião, a Igreja é obra de Deus, que criou o ser humano no seu amor de Pai, e como este se perdeu, enviou o seu Filho para recapitular toda a criação e reunir um novo povo, que ouvisse a sua voz e se voltasse para ele. O ressourcement, por mais que utilizasse de novas metodologias para a construção do pensamento teológico e o ensino de teologia, muitos dos padres conciliares ainda carregavam um modelo manualístico e indireto de abordagem teológica. Portanto, ao comparar o pensamento eclesiológico de Irineu com o desenvolvido na Lumen gentium, busca-se tanto as referências que estão no texto conciliar quanto as múltiplas concepções de Igreja que surjam por uma análise comparativa, para assim perceber como o modelo eclesiológico do início do cristianismo possibilita uma compreensão maior e mais profunda de um texto contemporâneo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui