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Coleção Digital
Título: A EDUCAÇÃO MORAL POSSÍVEL: O CONFLITO COMO ESTRATÉGIA PARA A AUTONOMIA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): SUELY DE ALMEIDA BATISTA DESSANDRE
Colaborador(es): MARIA HELENA NOVAES MIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 5300
Catalogação: 19/08/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5300@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5300@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5300
Resumo:
Título: A EDUCAÇÃO MORAL POSSÍVEL: O CONFLITO COMO ESTRATÉGIA PARA A AUTONOMIA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): SUELY DE ALMEIDA BATISTA DESSANDRE
Colaborador(es): MARIA HELENA NOVAES MIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 5300
Catalogação: 19/08/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5300@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5300@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5300
Resumo:
A educação moral possível: o conflito como estratégia para
a autonomia é um estudo follow-up realizado com 15 crianças
consideradas fáceis ou difíceis, aos 5 e 11 anos, por
diferentes professores, na creche e no ensino fundamental,
visando analisar as concepções destes sobre autonomia e
suas estratégias, situando o conceito fácil/difícil em
questões de gênero, comportamentos social/individual,
além das habilidades relacionadas ao contexto escolar.
Partiu-se do pressuposto que o conflito desempenha,
sobretudo na dinâmica da criança difícil, um fator
propulsor para a construção da personalidade moral. As 15
crianças, hoje préadolescentes, foram localizadas estudando
em escolas municipais ou estaduais da rede pública do
ensino fundamental da cidade de Niterói. Constatou-se que a
maioria dos professores de ambos os níveis concebem
autonomia como capacidade de agir sozinho, considerando o
diálogo como sua estratégia principal. O professor do
ensino fundamental, ao falar de seu aluno préadolescente,
refere-se a um sujeito da aprendizagem, sem enxergar o
mundo das relações. Para ele, a criança é autônoma fora da
escola, mas não dá conta do que lhe é esperado.