$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: APRENDER BRINCANDO: O PAPEL DO DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO
Autor: BARBARA ALVES BETTS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 52944
Catalogação:  27/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52944@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52944@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52944

Resumo:
Esta investigação tem como pano de fundo o estudo da relação interdisciplinar entre Design e Educação, fundamentada na linha de pesquisa Design em Situações de Ensino-Aprendizagem. Com o objetivo de propor uma diversificação de metodologias no espaço da escola, apresenta-se a aprendizagem com base na experiência enquanto práticas de ensino da contemporaneidade. Articulada no uso do recurso pedagógico Inventação, a pesquisa de cunho exploratório mostra como se deram as interações de uma professora do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola particular na zona sul do Rio de Janeiro com o brinquedo. O suporte teórico é construído a partir das interseções dos conceitos chave encontrados no Design em Situações de Ensino-Aprendizagem com a prática do desenvolvimento do Inventação em consonância com seu uso no ambiente escolar, situados nos escritos de Edwards, Forman e Gandini da escola Reggio Children em Reggio Emilia na Itália, de Cope e Kalantzis sobre multiliteracia, de David Kolb sobre aprendizagem com base na experiência e de Couto sobre interdisciplinaridade e Design em Situações de Ensino-Aprendizagem. As reflexões geradas por este trabalho dizem respeito às interações entre professores e alunos na sala de aula e a possibilidade da inserção de novos recursos pedagógicos no dia a dia do espaço escolar. O estudo produzido por esta dissertação vai além do brinquedo Inventação e as relações criadas em sala de aula, ele aprofunda nas possíveis trocas entre os campos do Design e da Educação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui