XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: APRENDER BRINCANDO: O PAPEL DO DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO Autor: BARBARA ALVES BETTS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52944
Catalogação: 27/05/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52944@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52944@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52944
Resumo:
Título: APRENDER BRINCANDO: O PAPEL DO DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO Autor: BARBARA ALVES BETTS
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52944
Catalogação: 27/05/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52944@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52944@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52944
Resumo:
Esta investigação tem como pano de fundo o estudo da relação interdisciplinar
entre Design e Educação, fundamentada na linha de pesquisa Design em Situações
de Ensino-Aprendizagem. Com o objetivo de propor uma diversificação de
metodologias no espaço da escola, apresenta-se a aprendizagem com base na
experiência enquanto práticas de ensino da contemporaneidade. Articulada no uso
do recurso pedagógico Inventação, a pesquisa de cunho exploratório mostra
como se deram as interações de uma professora do segundo ano do Ensino Fundamental
de uma escola particular na zona sul do Rio de Janeiro com o brinquedo. O suporte
teórico é construído a partir das interseções dos conceitos chave encontrados no
Design em Situações de Ensino-Aprendizagem com a prática do desenvolvimento
do Inventação em consonância com seu uso no ambiente escolar, situados nos
escritos de Edwards, Forman e Gandini da escola Reggio Children em Reggio
Emilia na Itália, de Cope e Kalantzis sobre multiliteracia, de David Kolb sobre
aprendizagem com base na experiência e de Couto sobre interdisciplinaridade
e Design em Situações de Ensino-Aprendizagem. As reflexões geradas por este
trabalho dizem respeito às interações entre professores e alunos na sala de aula e
a possibilidade da inserção de novos recursos pedagógicos no dia a dia do espaço
escolar. O estudo produzido por esta dissertação vai além do brinquedo Inventação
e as relações criadas em sala de aula, ele aprofunda nas possíveis trocas entre os
campos do Design e da Educação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |