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Título: A CONSTRUÇÃO LITERÁRIA DO ESTADO-NAÇÃO EM ANGOLA E GUINÉ-BISSAU: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A GERAÇÃO DA UTOPIA E KIKIA MATCHO
Autor: RICARDO AGUINELO AQUIXINCO GOMES CA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52889
Catalogação:  24/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52889@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52889@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52889

Resumo:
Esta dissertação tem como eixo central uma análise comparativa entre dois romances: A geração da utopia, do angolano Pepetela (1941-), publicado em 2000, e Kikia Matcho: o desalento do combatente, do guineense Filinto de Barros (1942-), lançado em 1999. Neste trabalho, apresenta-se uma reflexão acerca de algumas linhas de força presentes nesses dois romances e analisa-se as relações de ruptura e de continuidade entre o sistema colonial e o pós-independência em Angola e em Guiné-Bissau, por meio do exame das duas obras. Ao discutirem marcas do passado literário nesses países, as escritas de Filinto de Barros e de Pepetela procuram denunciar o abandono dos ex-combatentes, que foram excluídos de um projeto de nação após as guerras anticoloniais (de 1961 a 1975 em Angola e de 1963 a 1973 em Guiné-Bissau). As obras selecionadas representam o modo de viver das sociedades africanas em face do crescimento da corrupção e encenam os problemas da guerrilha, a desilusão, a miséria, os conflitos sociais internos e as inúmeras decepções que surgiram depois das independências angolana e guineense. Assim, questiona-se a relação que se estabelece entre a práxis literária e as sociedades africanas, tendo como enfoque a representação das elites políticas locais.

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