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Título: CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE DUQUE DE CAXIAS/RJ
Autor: TATIANE RODRIGUES SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA - ORIENTADOR
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 52781
Catalogação:  18/05/2021 Liberação: 18/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52781&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52781&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52781

Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo compreender as concepções de alfabetização dos professores alfabetizadores da rede municipal de educação de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, relacionando-as ao que consta nos documentos curriculares: aquele formulado em 2002 e que ainda está em vigência; o que está em construção e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dentre os objetivos específicos, o estudo buscou compreender os motivos que levaram a SME/Duque de Caxias a reestruturar o currículo da rede de ensino e quais eram as concepções de alfabetização dos profissionais entrevistados e dos documentos curriculares. Para atingir esses objetivos, o estudo fez uso de uma abordagem metodológica qualitativa por meio de duas técnicas de coleta de dados: a análise dos documentos curriculares e das entrevistas. As entrevistas foram realizadas a partir de roteiros semiestruturados com alguns professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino. Apesar das dificuldades provocadas pela pandemia no novo coronavírus, de um modo geral, pôde-se ter melhor compreensão das concepções de alfabetização dos profissionais da rede municipal de educação de Duque de Caxias/RJ. Além disso, o estudo também conseguiu identificar bases teóricas de alfabetização apresentadas nos documentos curriculares e as concepções presentes de alfabetização na BNCC.

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