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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM TRÊS CONTEXTOS DE ENSINO Autor: CAMILA ALVARES PASQUETTI
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 52766
Catalogação: 18/05/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52766@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52766@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.52766
Resumo:
Título: REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM TRÊS CONTEXTOS DE ENSINO Autor: CAMILA ALVARES PASQUETTI
Nº do Conteudo: 52766
Catalogação: 18/05/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52766@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52766@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.52766
Resumo:
Este artigo reflete sobre o uso de métodos de avaliação no ensino de português como
língua estrangeira (PL2). Tais reflexões partem da contextualização do ensino de PLE no Brasil,
da revisão bibliográfica sobre métodos de avaliação na área e do relato de três experiências
pessoais ocorridas na cidade de Florianópolis. O estudo descreve como diferentes métodos de
avaliação são utilizados em diferentes situações de ensino. Estas experiências correspondem,
respectivamente, ao português ensinado para estrangeiros a) em cursos livres b) em um
programa de intercâmbio universitário e c) em uma escola de ensino fundamental. A avaliação
em aulas de português como língua estrangeira se mostra um tema amplo e delicado, que
começa antes mesmo do contato entre professores e alunos e muitas vezes pode fugir a
tentativas objetivas de quantificação. No entanto, seu aperfeiçoamento através de práticas mais
conscientes e dialogadas pode significar um melhor domínio do trabalho, por parte dos
professores, e do idioma, por parte dos alunos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |