$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: RG DESIGN: UM PANORAMA SOBRE A(S) IDENTIDADE(S) DO DESIGN NO BRASIL, ATRAVÉS DO OLHAR DOS FORMANDOS
Autor: LUCIANA DOS SANTOS CLARO FRANCA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
ALEXANDRE FARBIARZ - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 52737
Catalogação:  17/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52737@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52737@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52737

Resumo:
Esta tese buscou levantar como os futuros designers compreendem/percebem o design na contemporaneidade e qual(is) a(s) possível(is) identidade(s) do design no Brasil. Objetivou-se estabelecer um panorama sobre quais as percepções dos formandos sobre o que é design, quais as principais “personagens” que os inspiram e o que esperam de sua atuação no futuro. Para tal, foram alcançados os seguintes objetivos específicos: caracterizar o design na contemporaneidade; levantar conceitos de design; levantar as influências estrangeiras na formação em Design no Brasil; identificar, no discurso dos futuros designers brasileiros, as percepções sobre conceitos de design, influências e perspectivas de atuação; refletir sobre a(s) identidade(s) do design no Brasil. A partir dos discursos dos alunos e de suas referências teóricas, foi possível perceber que a compreensão do design no Brasil é influenciada por países que são referências em design, majoritariamente os Estados Unidos, o que compromete a constituição de uma identidade nacional e/ou identidades regionais. Atualmente, poucos estudos têm abordado as características e compreensões do formando sobre sua profissão. Com esta pesquisa, estabeleceu-se um panorama sobre as percepções do aluno acerca de conceitos, influências e perspectivas de atuação, que contribuiu para a reflexão sobre a(s) identidade(s) do design no Brasil. Constituiu-se um percurso metodológico pautado em uma pesquisa exploratória/explicativa e qualitativa/quantitativa, com as seguintes grandes etapas: pesquisa bibliográfica e documental; piloto da pesquisa; estudo de caso em território nacional; e reflexões sobre a(s) identidade(s) do design no Brasil.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui