XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: RG DESIGN: UM PANORAMA SOBRE A(S) IDENTIDADE(S) DO DESIGN NO BRASIL, ATRAVÉS DO OLHAR DOS FORMANDOS Autor: LUCIANA DOS SANTOS CLARO FRANCA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
ALEXANDRE FARBIARZ - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52737
Catalogação: 17/05/2021 Liberação: 17/05/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52737&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52737&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52737
Resumo:
Título: RG DESIGN: UM PANORAMA SOBRE A(S) IDENTIDADE(S) DO DESIGN NO BRASIL, ATRAVÉS DO OLHAR DOS FORMANDOS Autor: LUCIANA DOS SANTOS CLARO FRANCA
ALEXANDRE FARBIARZ - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52737
Catalogação: 17/05/2021 Liberação: 17/05/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52737&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52737&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52737
Resumo:
Esta tese buscou levantar como os futuros designers compreendem/percebem o
design na contemporaneidade e qual(is) a(s) possível(is) identidade(s) do design no
Brasil. Objetivou-se estabelecer um panorama sobre quais as percepções dos
formandos sobre o que é design, quais as principais “personagens” que os inspiram e o
que esperam de sua atuação no futuro. Para tal, foram alcançados os seguintes objetivos
específicos: caracterizar o design na contemporaneidade; levantar conceitos de design;
levantar as influências estrangeiras na formação em Design no Brasil; identificar, no
discurso dos futuros designers brasileiros, as percepções sobre conceitos de design,
influências e perspectivas de atuação; refletir sobre a(s) identidade(s) do design no
Brasil. A partir dos discursos dos alunos e de suas referências teóricas, foi possível
perceber que a compreensão do design no Brasil é influenciada por países que são
referências em design, majoritariamente os Estados Unidos, o que compromete a
constituição de uma identidade nacional e/ou identidades regionais. Atualmente,
poucos estudos têm abordado as características e compreensões do formando sobre sua
profissão. Com esta pesquisa, estabeleceu-se um panorama sobre as percepções do
aluno acerca de conceitos, influências e perspectivas de atuação, que contribuiu para a
reflexão sobre a(s) identidade(s) do design no Brasil. Constituiu-se um percurso
metodológico pautado em uma pesquisa exploratória/explicativa e
qualitativa/quantitativa, com as seguintes grandes etapas: pesquisa bibliográfica e
documental; piloto da pesquisa; estudo de caso em território nacional; e reflexões sobre
a(s) identidade(s) do design no Brasil.