INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CONTRIBUIÇÕES DE BASIL BERNSTEIN E YVES CHEVALLARD PARA A DISCUSSÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MIRIAM SOARES LEITE

Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - Orientador
Catalogação:  11/08/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5269@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5269@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5269

Resumo:
Este estudo visa contribuir para as reflexões sobre a constituição do conhecimento escolar, com base em uma pesquisa bibliográfica que buscou identificar e discutir a aplicação dos conceitos de transposição didática, de Yves Chevallard, e de recontextualização discursiva, de Basil Bernstein. Pretendeu proporcionar, desta forma, uma visão geral das diversas leituras possíveis das proposições desses autores, no recorte acima definido. Para tanto, foram analisadas as publicações de Bernstein e Chevallard que se relacionam mais diretamente com a temática em discussão nesta pesquisa, teses brasileiras recentes que operaram com esses conceitos, além dos trabalhos apresentados a partir de 1998 nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), nos Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino (Endipe), e nas três revistas categorizadas pelo sistema Qualis como de nível internacional A - Cadernos de Pesquisa, Educação e Sociedade e Revista Brasileira de Educação. No decorrer deste processo de pesquisa e reflexão, colocaram-se ainda, como questões paralelas, a discussão das fronteiras dos campos disciplinares do Currículo e da Didática, e a problemática da interpretação de textos teóricos. Conclui-se o estudo, apontando potencialidades e especificidades dos conceitos de transposição didática e de recontextualização discursiva, bem como a importância da incorporação da discussão de tais conceitos na formação de professores.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui