$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: SERROTE E ZUM: PROJETO EDITORIAL COMO PROJETO POLÍTICO
Autor: RAFAELA LINS TRAVASSOS SARINHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52698
Catalogação:  13/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52698@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52698@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52698

Resumo:
O objetivo desta dissertação é compreender a imagem pública do Instituto Moreira Salles (IMS) a partir da análise dos projetos editoriais das revistas Serrote e ZUM. Percebendo a organização social como um espaço de luta por capitais distintos, esta dissertação se utiliza dos conceitos de Bourdieu para explicar as estratégias de reconversão de capital operadas pela família Moreira Salles. A articulação de métodos de reconversão de capital econômico em capital simbólico funciona como forma de angariar prestígio e distinção em diversos campos socialmente valorizados. Dessa forma, este trabalho propõe um mergulho na história da família para que seja entendida a realização de investimentos em patrimônios culturais que culminam, entre tantos empreendimentos, no projeto do instituto cultural. O IMS consiste na organização de acervos históricos, na constituição de projetos editorias e de outras atividades ligadas à preservação da memória brasileira. É possível perceber que os projetos editoriais das revistas contam com processos que perpassam não somente o tratamento dado ao texto a ser publicado, mas também as atividades envolvidas na relação entre editores e designers, o formato em que são constituídos, a escolha do papel, em suma, aspectos que juntos auxiliam no entendimento das dinâmicas de como as revistas são configuradas e postas em circulação. Os resultados demonstram que a Serrote e a ZUM podem ser compreendidas como uma estratégia do IMS para alcançar uma imagem pública mais acessível, diferente daquela que estabeleceu ao focar na preservação de acervos. Ao fomentar debates contemporâneos, desvencilhando-se dos assuntos históricos que normalmente costumam permear os setores institucionais estabelecidos em seus espaços físicos, as revistas auxiliam o IMS a deslocar-se na estrutura social e configurar uma nova reputação no campo da cultura e do debate público nacional.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui