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Título: A CARTA VII DE PLATÃO E AS ORIGENS FILOSÓFICAS DO DISCURSO AUTOBIOGRÁFICO
Autor: REMO MANNARINO FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAURA IGLESIAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52692
Catalogação:  13/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52692@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52692@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52692

Resumo:
A presente tese tem como tema uma análise da dimensão filosófica do discurso autobiográfico apresentado por Platão na carta que passou a ser conhecida, desde a compilação de Trasímaco, como a Carta VII. A tradição de comentários e interpretações estabeleceu o hábito de considerar a carta como sendo um documento de grande importância historiográfica, uma fonte de informações sobre a política da Siracusa no séc. IV a.C. e sobre a própria vida de Platão, mas não como uma obra de caráter filosófico – exceto pelo excurso teórico apresentado no passo 341a-345c. A pesquisa aqui apresentada defende uma tese diferente: o texto de apresentação, escrutínio e justificativa da própria trajetória biográfica tem, ele próprio, um caráter filosófico, na medida em que faz culminar a apropriação socrático-platônica do preceito délfico Conhece-te a ti mesmo. Para sustentar a tese, o texto apresenta uma análise da história desse preceito na cultura grega, e o sentido dessa apropriação filosófica no contexto maior da obra de Platão. Além disso, a tese também se ocupa da controversa questão da autoria do texto, contestada por parte dos estudiosos. Ao tratar da questão da autenticidade ou espuriedade do texto, a pesquisa faz um inventário crítico que divide os argumentos favoráveis e contrários em vários tipos – argumentos estilísticos, estilométricos, historiográficos e filosóficos –, e termina por posicionar-se sobre o tema.

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