As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA
Colaborador(es): JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO - Orientador
Número do Conteúdo: 5268
Catalogação: 11/08/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5268
Resumo:
Título: ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA
Colaborador(es): JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO - Orientador
Número do Conteúdo: 5268
Catalogação: 11/08/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5268
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo mostrar como o conceito de
proporcionalidade foi sendo abordado em livros didáticos
de
matemática adotados no Brasil do século XX. Considerar o
conceito de proporcionalidade sob a perspectiva do seu
desenvolvimento histórico e sob o ponto de vista da
fenomenologia didática contribuiu para o entendimento dos
textos escolares, pois mostrou o quanto esse conceito
está
situado na confluência de muitos outros e, com isso,
trouxe
esclarecimentos sobre sua importância para o ensino.
Foram
analisados livros didáticos que tiveram repercussão no
ensino fundamental. Com base nas análises realizadas foi
possível identificar mudanças no tratamento do conceito
de
proporcionalidade, considerando-se os aspectos teórico,
algorítmico e didático das abordagens, e o quadro atual se
particulariza em relação ao que se encontrou em
abordagens
anteriores.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS |
PDF ![]() |
INTRODUÇÃO |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 1 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 2 |
PDF ![]() |
CONCLUSÃO |
PDF ![]() |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
PDF ![]() |