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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX Autor: REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5268
Catalogação: 11/08/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5268
Resumo:
Título: ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX Autor: REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA
Nº do Conteudo: 5268
Catalogação: 11/08/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5268
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo mostrar como o conceito de
proporcionalidade foi sendo abordado em livros didáticos
de
matemática adotados no Brasil do século XX. Considerar o
conceito de proporcionalidade sob a perspectiva do seu
desenvolvimento histórico e sob o ponto de vista da
fenomenologia didática contribuiu para o entendimento dos
textos escolares, pois mostrou o quanto esse conceito
está
situado na confluência de muitos outros e, com isso,
trouxe
esclarecimentos sobre sua importância para o ensino.
Foram
analisados livros didáticos que tiveram repercussão no
ensino fundamental. Com base nas análises realizadas foi
possível identificar mudanças no tratamento do conceito
de
proporcionalidade, considerando-se os aspectos teórico,
algorítmico e didático das abordagens, e o quadro atual se
particulariza em relação ao que se encontrou em
abordagens
anteriores.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CONCLUSÃO | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |