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Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE INGLÊS EM AMBIENTE ESCOLAR
Autor: JULIANA JANDRE BARRETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ZENA WINONA EISENBERG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52679
Catalogação:  13/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52679@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52679@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52679

Resumo:
O processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa em contexto escolar tem sido avaliado como ineficiente pelos sujeitos envolvidos, a saber, professores, professores em formação e alunos, como apontam pesquisas recentes. Apesar de reconhecerem a importância desse idioma em suas vidas, tanto em âmbito pessoal quanto profissional, há uma crença que se perpetua no imaginário das pessoas, dentro e fora do ambiente escolar, de que a escola não é o local de se aprender uma língua estrangeira. Contudo, percebe-se que há uma crescente atenção a essa língua estrangeira pelas autoridades educacionais, como, por exemplo, a inserção desse componente curricular no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2011. Sendo assim, esta tese buscou investigar as representações sociais de sujeitos (gestores, professores de inglês, professores de outras disciplinas e alunos) de duas escolas públicas (uma estadual e uma federal) sobre o processo de ensino/aprendizagem de inglês. A teoria das representações sociais desenvolvida por Moscovici (1961) é o principal referencial teórico da presente tese, que também considerou a perspectiva mais estrutural de tal teoria, denominada de teoria do núcleo central (ABRIC, 1976). Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cada um dos 26 participantes. Após análise de conteúdo e do discurso dos participantes, essa pesquisa revelou as representações sociais nucleares e periféricas sobre o ensino/aprendizagem de inglês, assim como o posicionamento discursivo dos mesmos. Os resultados revelam que a língua inglesa é considerada importante, mas ainda é muito desvalorizada em ambiente escolar. Acredita-se que saber inglês é saber falar a língua, mas a habilidade de comunicação oral não é desenvolvida nas salas de aula. Conclui-se, portanto, que as representações sociais aqui elucidadas possam vir a informar políticas públicas, para que haja melhoria da qualidade desse ensino em contexto escolar.

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