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Título: RELAÇÕES E ESTILOS BUROCRÁTICOS NA POLÍTICA PÚBLICA DE MIDIAEDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO ENTRE 1993 E 2016
Autor: ALDENIRA MOTA DO NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52650
Catalogação:  11/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52650@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52650@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52650

Resumo:
A presente tese intitulada Relações e estilos burocráticos na política pública de midiaeducação no município do Rio de Janeiro entre 1993 e 2016 trata-se de um estudo exploratório sobre a atuação dos burocratas de alto e médio escalões da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro e da MultiRio na política de Midiaeducação no período de 1993 a 2016. Frente a isso, tem como objetivo compreender como os estilos de atuação dos burocratas influenciaram na produção da política municipal estudada levando em conta suas características individuais, os fatores contextuais e institucionais nos quais atuam e as redes de relações que constituem, bem como a influência desses estilos no processo de formulação e implementação dessa política. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com os burocratas envolvidos com a política. Assumimos como referencial teórico Lotta (2010, 2018), Marques (2000, 2004), Capela (2015), Kingdon (1995) e Mintrom & Norman (2009). Os resultados deste estudo indicam a importância do contexto e dos atores locais na produção da política de Midiaeducação do município do Rio de Janeiro. Além disso, em que pese a existência de iniciativas federais (Proinfo, TV Educativa, programa Salto para o Futuro) e de influências internacionais (ONU, Unicef, Unesco, OCDE) neste campo, este estudo permitiu evidenciar a importância dos fatores institucionais, relacionais e dos estilos dos burocratas no alto e médio escalões na formulação, implementação e nos resultados da política de Midiaeducação carioca. A partir disso, foi possível identificar três fases na atuação da MultiRio nessa produção. A primeira é definida pela presença vigorosa da MultiRio na rede de ensino e pelas relações de colaboração e de compartilhamento de responsabilidades com a SME. A segunda apresenta a existência de projetos de mídia em disputa entre a SME e a MultiRio. Como consequência a atuação da MultiRio ficou fragilizada na implementação da política educacional municipal. Na terceira fase a política de Midiaeducação acabou ficando mais insulada na SME/RJ, que promoveu uma série de iniciativas envolvendo midiaeducação, enquanto paralelamente era esvaziado o protagonismo da MultiRio. Também pode ser percebido que o poder executivo municipal contribuiu, ao longo dos diferentes períodos estudados, para criar constrangimentos e possibilidades para a atuação da MultiRio na política de Midiaeducação.

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