$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DÉBUT DE SIÈCLE: VIDA E HISTÓRIA EM A MONTANHA MÁGICA, MRS. DALLOWAY E O TEMPO RECUPERADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JONAS THOBIAS DA SILVA DIAS MARTINI

Colaborador(es):  LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 52632
Catalogação:  11/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52632@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52632@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52632

Resumo:
Esta dissertação se dedica a analisar os romances A montanha mágica de Thomas Mann, Mrs. Dalloway de Virginia Woolf, e O tempo recuperado de Marcel Proust, em relação aos momentos históricos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que integra as suas narrativas, e do pós-Grande Guerra, quando os referidos volumes foram publicados – respectivamente em 1924, 1925 e 1927. Ela contém a hipótese de que esses textos não apenas participam do início de uma inflexão inesperada da ideia de progresso da História tal como vinha sendo delineada, sobretudo, entre os séculos XVIII e XIX e posta em questão a partir da guerra, como sobre ela produzem efeitos de ultrapassagem através da capacidade narrativa, entendida, por sua vez e de diferentes maneiras, como sinônimo de vida. Diante da amplitude possibilitada pela literatura ficcional, a seguinte investigação propõe uma consideração das noções de Vida e de História presentes nas obras selecionadas não apenas para estudar um período histórico de mudanças nas concepções das mesmas como também para provocar as narrativas do presente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui