$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ARTE E NATUREZA : CIRCUITOS FILOSÓFICOS INTEGRADOS
Autor: ADRIANA MARIA RAPOSO ITALO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANILO MARCONDES DE SOUZA FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5262
Catalogação:  10/08/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5262@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5262@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5262

Resumo:
Minha pesquisa tem por objetivo examinar a suposta distinção entre arte e natureza no interior de uma análise crítica da chamada crise de fundamentos. Isto é, a crise do projeto fundacionista moderno, a rejeição pós-moderna à metafísica em geral e à idéia de fundamento em particular, suas relações com as rupturas impostas pelas novas tecnologias e suas conseqüências na visão de mundo e de humanidade. Arte e natureza não constituem domínios fundamentalmente distintos, ou ainda, não há heterogeneidade ontológica entre aquilo que se faz por si mesmo (natureza) e aquilo que se fabrica (arte). Com efeito, a enorme dificuldade em determinar e definir precisamente a realidade designada pelo termo natureza levou ao reconhecimento de que a eficácia da idéia de natureza é proporcional à sua imprecisão. A quebra do Tabu do Natural, isto é, a suspensão da crença de que nada do que é tecnicamente fabricado pode igualar-se à essência dos trabalhos da natureza, significou um convite à reavaliação das fronteiras entre natural e artificial. Do cálculo ao algoritmo, e destes às tecnologias da informação e biotecnologias, metáforas transformaram-se em máquinas e ferramentas, e máquinas em potentes metáforas cujo valor heurístico apresenta-se, em última instância, na indiscernibilidade entre natureza e cultura. A tecnologia contemporânea revela e disponibiliza a realidade como artefato. Isto é, como arte e fato. Ars gratia artis.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
PREFÁCIO  PDF  
INTRODUÇÃO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CONSIDERAÇÕES INCONCLUSIVAS  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui