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Coleção Digital
Título: ARTE E NATUREZA : CIRCUITOS FILOSÓFICOS INTEGRADOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ADRIANA MARIA RAPOSO ITALO
Colaborador(es): DANILO MARCONDES DE SOUZA FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 5262
Catalogação: 10/08/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5262@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5262@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5262
Resumo:
Título: ARTE E NATUREZA : CIRCUITOS FILOSÓFICOS INTEGRADOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ADRIANA MARIA RAPOSO ITALO
Colaborador(es): DANILO MARCONDES DE SOUZA FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 5262
Catalogação: 10/08/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5262@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5262@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5262
Resumo:
Minha pesquisa tem por objetivo examinar a suposta
distinção entre arte e natureza no interior de uma análise
crítica da chamada crise de fundamentos. Isto é, a crise do
projeto fundacionista moderno, a rejeição pós-moderna à
metafísica em geral e à idéia de fundamento em particular,
suas relações com as rupturas impostas pelas novas
tecnologias e suas conseqüências na visão de mundo e de
humanidade. Arte e natureza não constituem domínios
fundamentalmente distintos, ou ainda, não há
heterogeneidade ontológica entre aquilo que se faz por si
mesmo (natureza) e aquilo que se fabrica (arte). Com
efeito, a enorme dificuldade em determinar e definir
precisamente a realidade designada pelo termo natureza
levou ao reconhecimento de que a eficácia da idéia de
natureza é proporcional à sua imprecisão. A quebra do Tabu
do Natural, isto é, a suspensão da crença de que nada do
que é tecnicamente fabricado pode igualar-se à essência dos
trabalhos da natureza, significou um convite à reavaliação
das fronteiras entre natural e artificial. Do cálculo ao
algoritmo, e destes às tecnologias da informação e
biotecnologias, metáforas transformaram-se em máquinas e
ferramentas, e máquinas em potentes metáforas cujo valor
heurístico apresenta-se, em última instância, na
indiscernibilidade entre natureza e cultura. A tecnologia
contemporânea revela e disponibiliza a realidade como
artefato. Isto é, como arte e fato. Ars gratia artis.