$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: HOMOPARENTALIDADE MASCULINA: EXPERIÊNCIAS DE PAIS HOMOSSEXUAIS
Autor: ALANA DE SOUZA CORREA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREA SEIXAS MAGALHAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52520
Catalogação:  03/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52520@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52520@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52520

Resumo:
A família, ao longo do tempo, vem sofrendo modificações decorrentes do contexto social e cultural, adaptando-se às novas realidades advindas, por exemplo, da diversidade de costumes e das descobertas científicas recentes, que influenciaram diretamente seu modo de estruturação e funcionamento. Desse modo, a contemporaneidade proporcionou visibilidade a inúmeras configurações familiares, dentre elas a homoparental, que é atravessada pelos estigmas sociais que recaem sobre os homossexuais, gerando desafios para o exercício da parentalidade. Esta dissertação tem como objetivo geral investigar o exercício da parentalidade nas famílias homoparentais masculinas. Para isso, utilizou-se a metodologia qualitativa de pesquisa. Foram entrevistados 10 homens cisgêneros homossexuais, que não possuem filhos de relacionamentos heterossexuais anteriores. A partir da análise do material discursivo das entrevistas realizadas com os participantes, emergiram cinco categorias: Desejo de ser pai; Privilegiando a adoção; Conversando sobre a homoparentalidade com os filhos; Atravessamentos da heteronormatividade; e Valorização da rede de apoio. A categoria Desejo de ser pai deu origem à subcategoria Desconstruindo o filho imaginado e a categoria Atravessamentos da heteronormatividade originou as subcategorias Vivências de preconceito e Compartilhamento dos cuidados parentais. Constatou-se que essas famílias vivenciam desafios para realizar os cuidados dos seus filhos em ambientes públicos, como por exemplo, a ausência de espaços adequados para higienização. A principal via escolhida para concretização do projeto parental por estes casais foi a adoção, com ampla flexibilidade em relação ao perfil do filho a ser adotado. Além disso, estas famílias consideram possuir uma rede de apoio consistente e promotora de suporte; formada principalmente pela família de origem e por amigos. Pôde-se concluir que o exercício da parentalidade por famílias homoparentais masculinas é atravessado por padrões heteronormativos de relação, gerando vivências de preconceito e interferindona organização dos cuidados parentais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui