XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESIGN AS INTERFACE OF COMMUNICATION FOR LEARNING OBJECTS MEDIATED BY THE INTERNET Autor: CRISTINA PORTUGAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ADVISOR
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 5248
Catalogação: 04/08/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5248&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5248&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5248
Resumo:
Título: DESIGN AS INTERFACE OF COMMUNICATION FOR LEARNING OBJECTS MEDIATED BY THE INTERNET Autor: CRISTINA PORTUGAL
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 5248
Catalogação: 04/08/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5248&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5248&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5248
Resumo:
This study intends to put available a plan of direction to
a job line connecting of three areas: Graphic Design
Studies, Human-Computer Interaction (HCI) and Pedagogy. The
lack of researches that involves these three areas reveals
the lack of suitably defined criteria to build distance
learning support. This investigation analyses the designer
performance as an area that can make easy to understand
the information and the communication in the learning
environment mediated through internet. Information and
communication problems were considered essential factors
in the educational environment configuration for the studies
done in this present dissertation. This investigation
brought up the necessity to consider the use of Design
tools to configurate distance learning environments,
specially in this moment where information technology is
sensibly transforming individual`s enviroments and the
social relationship. This research presents a Guide to
Interface Design s analysis, the goal is to test usability
aspects in distance learning environments, under the focus
of Design, Human-Computer Interaction and Pedagogy. Such
procedures intend to develop the interfaces focused on the
user and enhance educational environments standards,
making the distance learning more productive and
interactive. The Guide validation, object of this present
dissertation, was done with the use of the environment
Oficina Projeto Didático, offered by CCEAD (Coordenação
Central de Educação a Distância da PUC-Rio, which uses
LMS (Learning Management System) denominated Aulanet.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
INTRODUCTION AND CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 AND CONCLUSION | |
BIBLIOGRAPHY |