$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: UMA ELEGIA À IMAGERIA: FICÇÃO E METÁFORA A PARTIR DOS ESCRITOS LITERÁRIOS E ENSAÍSTICOS DE VIRGINIA WOOLF (1911-1941)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA CAROLINA DE AZEVEDO GUEDES

Colaborador(es):  LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 52455
Catalogação:  29/04/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52455@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52455@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52455

Resumo:
No presente trabalho pretendo analisar a presença da imageria enquanto uma união entre imagens, sons e percepções presentes na leitura das obras de Virginia Woolf, produzidas entre 1911 e 1941. Percebendo as mudanças que o fim do reinado da Rainha Victória (1837 – 1901) e a entrada do Rei Edward VII (1901-1910) e George V (1910 – 1936), o trabalho busca demonstrar como as metáforas utilizadas por Virginia Woolf comunicam sobre como se constituiu a ficção e a ficcionalidade nos primeiros quarenta anos do século XX. Para isso, mobilizo a teoria da metaforologia de Hans Blumenberg e, a partir dela, desenvolvo a noção de imageria, como uma correlação entre símbolo, ritmo e metáfora, em um processo pós-estético na construção de mimesis em Luiz Costa Lima. É através dessa chave que analiso as obras de Virginia Woolf, localizando as metáforas que ela utiliza em Jacobs Room (1922), Mrs Dalloway (1925), To the Lighthouse (1927), Orlando: a biography (1928), The Waves (1931) e The Years (1937), além de seus ensaios literários publicados em revistas literárias. Meu objetivo é demonstrar como os escritos woolfianos se preocupam com o uso metafórico como forma de expressão narrativa e sensorial, abrindo ao leitor um espaço para ação. A noção de imageria seria um caminho para pensar como essas formas se constituem e propõem um caminho interpretativo para as obras que não simplificam ou tornam as obras análogas ao biográfico.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui