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Coleção Digital
Título: DESCREVER AS VEREDAS OU NARRAR O GRANDE SERTÃO?: A TAREFA DE ARLINDO DAIBERT AO TRADUZIR O ROMANCE EM IMAGENS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: ELZA DE SA NOGUEIRA
Colaborador(es): KARL ERIK SCHOLLHAMMER - Orientador
Número do Conteúdo: 5236
Catalogação: 02/08/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5236@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5236
Resumo:
Título: DESCREVER AS VEREDAS OU NARRAR O GRANDE SERTÃO?: A TAREFA DE ARLINDO DAIBERT AO TRADUZIR O ROMANCE EM IMAGENS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: ELZA DE SA NOGUEIRA
Colaborador(es): KARL ERIK SCHOLLHAMMER - Orientador
Número do Conteúdo: 5236
Catalogação: 02/08/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5236@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5236
Resumo:
O trabalho toma a série de setenta e um desenhos, colagens,
aquarelas e xilogravuras G.S.:V. - uma tradução em imagens
do romance Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa,
feita pelo artista plástico mineiro Arlindo Daibert - como
recriação de processos descritivos e descrição de processos
criativos do romance. Parte-se do pressuposto de que, ao se
esquivar do compromisso tradicional da ilustração com o
encadeamento e o conteúdo narrativos, de modo coerente com
sua concepção de desenho como forma de raciocínio e com seu
próprio projeto artístico, Daibert consegue retomar e
desdobrar algumas das questões estéticas, culturais e
históricas mais importantes do romance, através do
estabelecimento de uma cartografia que se caracteriza antes
pela mescla de referências que pela fixação de limites
entre elas. Buscou-se abordar essas questões de forma a
estabelecer, adicionalmente, um estreito diálogo com a
crítica especializada da obra de Guimarães Rosa, não a fim
de legitimar as reflexões visuais através da crítica
literária, mas ao contrário, a fim de mostrar o quanto
ambas podem ganhar em mútua colaboração.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS |
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INTRODUÇÃO |
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CAPÍTULO 1 |
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CAPÍTULO 2 |
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CAPÍTULO 3 |
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CAPÍTULO 4 |
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CONCLUSÃO |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
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