$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CREIO FIRMEMENTE QUE DESDE SEMPRE O SENHOR ME CRIOU PARA SER SACERDOTE: A VOCAÇÃO SACERDOTAL À LUZ DA ANÁLISE DE NARRATIVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUIS ALBERTO TORRES PEREIRA

Colaborador(es):  LIANA DE ANDRADE BIAR - Orientador
Número do Conteúdo: 52178
Catalogação:  13/04/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52178@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52178@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52178

Resumo:
A presente dissertação investiga, por meio da Análise de Narrativa e do aporte teórico oferecido pela Sociolinguística Interacional, as narrativas vocacionais de futuros padres que ainda estão em processo formativo em instituições conhecidas como seminários. Os dados apresentados nesta pesquisa foram gerados em entrevistas qualitativas com seminaristas residentes no mesmo seminário que o pesquisador, que também é seminarista. A pesquisa reveste-se ainda de uma sensibilidade autoetnográfica, uma vez que o pesquisador é também parte integrante de um seminário católico e, portanto, membro ativo da mesma comunidade que serviu de campo de pesquisa. A análise, de natureza qualitativa e interpretativista, dá-se em perspectiva micro-interacional e a partir do arcabouço teórico da Análise de Narrativa (LABOV e WALETSKY, 1968; LABOV, 1972; BRUNER, 1997; LINDE, 1993; RIESSMAN, 2008, entre outros). Ainda, utilizamos a noção de Instituição Total (GOFFMAN, 1961; FOUCAULT, 2006) para entender questões acerca do contexto no qual essas narrativas são produzidas. Os resultados descrevem que essas narrativas estão fundamentadas em um sistema de coerência próprio, no qual se articulam os movimentos retóricos de orientação e avaliação, dentre os quais evidenciamos as avaliações de sucesso ou bem-sucedidas a respeito da escolha vocacional e a ideia de que o chamado divino é eterno e, portanto, inato. Também, é possível percebemos a complexa construção narrativa na qual a noção de agenciamento é por vezes atenuada pelo narrador em função da presença constante de dois agentes: eu e deus. Além disso, os dados informam que essas micronarrativas dialogam com grandes narrativas (BRUNER, 1997; SHOSHANA, 2013) entendidas por nós como canônicas e institucionalmente difundidas entre os seminaristas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui