XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: UM OLHAR REFLEXIVO PARA CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DISCURSIVAS NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DE UM ESTUDANTE Autor: FLAVIA ALVES DE SANTANA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RENAN SILVA DA PIEDADE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52164
Catalogação: 12/04/2021 Liberação: 12/04/2021 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52164@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52164@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52164
Resumo:
Título: UM OLHAR REFLEXIVO PARA CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DISCURSIVAS NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DE UM ESTUDANTE Autor: FLAVIA ALVES DE SANTANA
Nº do Conteudo: 52164
Catalogação: 12/04/2021 Liberação: 12/04/2021 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52164@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52164@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52164
Resumo:
Esta pesquisa visa entender nuances indentitárias discursivamente construídas em interações entre Adam, um aluno de ensino médio de uma escola pública localizada no Rio de Janeiro, e eu, sua professora de sociologia. Para tanto, analiso as escolhas lexicais feitas por nós dois, além dos significados construídos em nosso contexto de conversa, enquanto o participante, junto comigo, fala sobre suas vivências em diferentes contextos educacionais e situações que conectam seu contexto pedagógico com sua vida fora da escola. Alinhado com os princípios da Linguística Aplicada Crítica (MOITA LOPES, 2006; FABRÍCIO, 2006) este estudo se propõe a analisar as experiências narradas em uma conversa reflexiva (MILLER, 2013). Com uma visão qualitativa interpretativa de pesquisa (DENZIN; LINCOLS, 2006), a análise aqui desenvolvida é conduzida em encontro com (i) a perspectiva de discurso como prática social (MOITA LOPES, 2001), (ii) a compreensão da escola como um ambiente denso e repleto de complexidade (BOHN, 2013) e (iii) o entendimento de identidades como fluidas e fragmentadas (HALL, 1996; BAUMAN, 2004).
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |