$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: LOGÍSTICA PARA O COMBATE À DOENÇAS ENDÊMICAS NO BRASIL
Autor: CAIO SILVA OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA LEIRAS - ORIENTADOR
FABIOLA NEGREIROS DE OLIVEIRA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 52031
Catalogação:  05/04/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52031@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52031

Resumo:
As doenças endêmicas são caracterizadas pela incidência constante de uma enfermidade em uma determinada região ou população específica. Essas doenças são encontradas em 149 países e afetam atualmente mais de 1 bilhão de pessoas, ocasionando uma carga global tanto para os sistemas de saúde, como para a economia e para as operações humanitárias. As doenças endêmicas atingem geralmente as populações mais pobres e socioeconomicamente mais vulneráveis, que vivem em regiões onde as condições de moradia, saneamento básico, escolaridade e os sistemas de saúde são precários. O presente estudo se propõe a analisar as doenças endêmicas mais frequentes no território brasileiro, bem como levantar as tecnologias e métodos utilizados para mitigar os impactos dessas doenças e mapear os aspectos logísticos e de gestão mais críticos à luz das operações da cadeia de suprimentos humanitária. A partir de um levantamento documental e bibliográfico, foram selecionadas 5 doenças endêmicas para compor este estudo: dengue, doença de chagas, esquistossomose, leishmaniose tegumentar e malária. Foram identificados os principais aspectos de cada doença, como formas de contágio, sintomas, métodos e tecnologias de prevenção e tratamento, além dos desafios logísticos e das estratégias de combate às doenças selecionadas. Com essa análise foi possível perceber que a maioria das operações de combate às doenças endêmicas depende de uma grande mobilização de recursos materiais e financeiros e mão de obra para atingir a erradicação dessas doenças, tendo o governo como o principal responsável pelo financiamento. Para evitar depender apenas de interesses políticos, foi observada uma oportunidade de mitigação das doenças por meio da conscientização e treinamento da população em relação às medidas preventivas, uso correto dos materiais disponibilizados para prevenção, como por exemplo, redes de mosquiteiros impregnados com inseticida para combater a malária, bem como a necessidade de mudança de alguns hábitos culturais da população.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui