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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR Autor: MARIANA SIMOES DE ALCANTARA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52017
Catalogação: 05/04/2021 Liberação: 05/04/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52017
Resumo:
Título: MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR Autor: MARIANA SIMOES DE ALCANTARA
Nº do Conteudo: 52017
Catalogação: 05/04/2021 Liberação: 05/04/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52017
Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos dos
cursos de Administração, de cinco Universidades particulares de ensino superior
do estado do Rio de Janeiro, acerca do investimento destas universidades nas
tendências acadêmicas apontadas para os próximos anos, de acordo com o
relatório anual de 2017, da New Media Consortium em parceria com a
EDUCAUSE Learning Initiative, a saber: i) tecnologias de aprendizagem
adaptativa; ii) Mobile Learning; iii) Internet das Coisas e iv) ambiente de
aprendizagem virtual. Na análise dos dados, cada tendência foi dividida em duas
sub-tendências. Este trabalho teve como objetivo secundário, avaliar o quanto
estas tendências são consideradas importantes para seu principal público-alvo.
Sendo assim, pudemos concluir que na percepção de tal público, as IES
pesquisadas (PUC, UFRJ, UVA, UCAM e UNESA) têm investido pouco nestas
novas tendências acadêmicas, sendo a PUC a que mais investe nas quatro
tendências citadas acima. Apenas uma sub-tendência dentro de tecnologias de
aprendizagem adaptativa e outra dentro de ambiente de aprendizagem virtual
ficaram com percepção média acima de razoável, no quesito investimento,
ambas associadas à PUC. No entanto, os alunos da PUC foram os que avaliaram a
grande maioria das tendências como de menor importância quando comparados
aos alunos das outras IES. Apesar disto, a média de avaliação de importância das
tendências foi de razoável a muito importante. Enfatiza-se que novas pesquisas
sejam feitas constantemente, visto que novas tecnologias de aprendizagem, que
substituem as anteriores, estão surgindo com frequência.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |