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Título: DECISÕES DE INVESTIMENTO EM TERMINAIS AQUAVIÁRIOS DE PETRÓLEO E DERIVADOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LAURA RIBEIRO ABREU MUCHINELLI

Colaborador(es):  DAVI MICHEL VALLADAO - Orientador
FRANCES FISCHBERG BLANK - Coorientador
Número do Conteúdo: 51939
Catalogação:  22/03/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51939@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51939@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51939

Resumo:
Decisões de investimento em terminais aquaviários, onde são realizadas movimentações e armazenagem de petróleo e derivados, devem levar em conta aspectos relativos aos custos logísticos envolvidos bem como a existência de flexibilidades gerenciais. O objetivo principal deste trabalho é propor uma metodologia de avaliação de investimentos para este tipo de unidade com ênfase nas futuras incertezas e avaliar um projeto selecionado em um terminal aquaviário brasileiro com o intuito de solucionar uma de suas principais restrições que acaba por gerar custos excessivos de sobreestadia à operação. O passo a passo proposto deverá ser refletido em outras análises da companhia de óleo e gás, cuja subsidiária opera o terminal em questão. A avaliação econômica do projeto leva em conta a modelagem de incertezas e as flexibilidades existentes, à luz da Teoria de Opções Reais. A relevância deste trabalho para a literatura está na aplicação de uma avaliação de Opções Reais em um projeto de um terminal aquaviário privado brasileiro, cenário pouco explorado pelos autores desta área no país, dando ênfase à ocupação de seus berços e aos custos de sobreestadia. A contribuição se dá através do framework proposto para análises de investimentos em terminais e da quantificação dos ganhos com a implantação do projeto avaliado, que elimina algumas restrições operacionais atuais. Além disso, espera-se que a empresa de óleo e gás divulgue a metodologia internamente e passe a adotá-la formalmente em suas avaliações de investimentos em Logística, iniciando, inclusive, um processo de mudança cultural nas áreas responsáveis pelos projetos e na mentalidade dos tomadores de decisão. O desenvolvimento do estudo envolve coleta e análise estatística de dados, entrevistas com operadores do terminal e especialistas da empresa, aprofundamento em técnicas de Opções Reais, análise de sensibilidade nas variáveis relevantes e discussão com demais colaboradores interessados no assunto. Os resultados mostram que há valor na espera pela realização do investimento, aqui analisado em duas escalas.

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