$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: AMEREIDA: HERANÇA CRIATIVA NA ARBITRAGEM DO DESIGN EM TRAVESÍAS
Autor: SYLVIA IRENE ARRIAGADA CORDERO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51789
Catalogação:  10/03/2021 Idioma(s):  ESPANHOL - CHILE
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51789@1
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51789@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51789

Resumo:
A presente tese estuda os fundamentos das experiências artístico-poéticas desenvolvidas na Escuela PUCV a partir de seus antecedentes e como sua tradição vem renovada nas atuais Travesías da Escuela PUCV. Seu eixo é a Travesía Amereida, uma incursão poética pelo interior do continente americano realizada no ano de 1965, por um grupo de seus professores, entre eles o poeta que lhe deu forma e sentido, Godofredo Iommi, e outros tantos convidados artistas, filósofos e poetas, europeus e americanos. São também estudadas outras experiências que a precederam e que correspondem a viagens e atos poéticos, também originados por Iommi a partir dos quais se pôde estabelecer noções poéticas que pertencem a uma tradição renovada presente ainda na geração das atuais Travesías da Escuela PUCV, neste caso, a partir da habilitação de Design. Este fato enseja o estudo dos fundamentos teóricos e poéticos desta visão enraizada na viagem e nos atos poéticos coletivos. Desta forma, através de fontes documentais inéditas, constituídas de relatos e correspondência do poeta Godofredo Iommi, além de suas produções de textos teóricos e poéticos - como documentos resultantes de suas experiências - buscou-se apresentar sua interpretação, análise e as noções poéticas de um acionamento de viagens e atos poéticos contidos nas atuais Travesías. As Travesías da Escuela PUCV acontecem em âmbito coletivo das oficinas de Design gráfico, Desenho industrial e Arquitetura e, dependendo do motivo que lhes dá curso, isoladamente ou no conjunto, podem ou não reunir-se a partir da origem poética ou bem desde a geração de suas obras, cujo centro é definido ano a ano e a cada vez. Já lá vão mais de duzentas, em que se renova a experiência da atividade que dá extensão à palavra poética. Demonstra-se aqui que as atuais travesías são um agente orientador através da produção de conteúdos poéticos que potencializam o desenvolvimento de experiências capazes de construir um pensamento singular para o Design em relação ao continente americano. Por tal razão, apresentam-se no capítulo final as noções poéticas que ainda permanecem nas Travesías, posto que se trata de dar consistência teórica a partir de una prática que tem cuidado de sua origem artística e sua fidelidade à palavra poética com respeito a uma visão do continente sul-americano.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui