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Título: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS PÓS-PRIVATIZAÇÃO PARA AS EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO (STFC) NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO
Autor: DARIO BALESDENT FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5158
Catalogação:  08/07/2004 Liberação: 08/07/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5158&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5158&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5158

Resumo:
A indústria de telecomunicações no Brasil vem passando por profundas transformações desde meados da década de 1990, quando da alteração da regulamentação e da privatização do monopólio estatal prestador de serviço telefônico fixo comutado (STFC). No arcabouço regulatório da indústria, estas alterações implicaram em grandes transformações no ambiente competitivo e nas estratégias competitivas adotadas pelas empresas concessionárias originárias a partir deste momento. A partir do estudo de caso de uma empresa concessionária privatizada em 1998, procurou-se identificar alterações em suas estratégias competitivas, em seu ambiente competitivo e no desempenho desta empresa, antes e após a privatização. A identificação das estratégias competitivas foi baseada na classificação da empresa, a partir de 20 variáveis estratégicas, segundo a tipologia de Porter (1986), em entrevistas com funcionários e ex-funcionários da empresa selecionada, concorrentes e consultorias especializadas no setor. No período anterior à privatização (1996-1998), dado o regime de monopólio estatal no qual a empresa selecionada operava, não foi possível identificar um posicionamento estratégico bem definido, apesar da proximidade com a estratégia de diferenciação. Já no período posterior à privatização (1999- 2003), a empresa busca um posicionamento estratégico de diferenciação, apesar de algumas ações táticas inconsistentes com esta estratégia. A comparação dos indicadores de desempenho apurados antes e após a privatização indica que, apesar da empresa adotar com sucesso um posicionamento de diferenciação, a significativa transformação do ambiente competitivo foi desfavorável, tornando o ambiente competitivo mais hostil e prejudicando os resultados da empresa.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF
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