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Título: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: A PREDISPOSIÇÃO AO USO DE APLICATIVOS BASEADOS EM ROBO-ADVICE, DE ACORDO COM A AVERSÃO AO RISCO E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO INVESTIDOR
Autor: DANIELA CERQUEIRA LIMA G DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO CABUS KLOTZLE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51513
Catalogação:  18/02/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51513@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51513@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51513

Resumo:
O uso de aplicativos de celular baseados na inteligência artificial de robo-advisors (conselheiros robôs) que auxiliam na decisão de investimentos financeiros ainda é incipiente no Brasil frente a países desenvolvidos como os Estados Unidos. Entretanto, a sua recente chegada no país tem o potencial de transformar o meio pelo qual as pessoas realizam investimentos ao democratizar a consultoria financeira através de fácil acesso e custo reduzido. Diante desse cenário e da escassa literatura nacional sobre o tema, o presente estudo tem como objetivo investigar a intenção de adesão de brasileiros à nova ferramenta, relacionando-a aos níveis de aversão ao risco e educação financeira do potencial usuário. Foi realizada uma pesquisa exploratória com uma amostra de 145 pessoas de diferentes perfis demográficos e financeiros. Os resultados mostraram uma adesão positiva da amostra total, com maior predisposição ao uso de robo-advisors por pessoas mais jovens, com menor aversão ao risco e baixo nível de educação financeira. Esses achados trazem oportunidades para pesquisas mais aprofundadas capazes de analisar os possíveis benefícios que esses aplicativos poderão trazer para os brasileiros.

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