$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: AVALIAÇÃO DOS FATORES E ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS QUE IMPACTAM CADEIAS DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL EM ÁREAS PRIVADAS NA MATA ATLÂNTICA
Autor: FERNANDA RESENDE DE SOUZA CARDOSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS COHEN - ORIENTADOR
BERNARDO BAETA NEVES STRASSBURG - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 51486
Catalogação:  11/02/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51486@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51486@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51486

Resumo:
O Brasil assumiu no Acordo de Paris a meta de restaurar 12 milhões de hectares de florestas até 2030, dos quais 5 milhões devem ocorrer na Mata Atlântica. Porém, a maior parte da área remanescente das florestas está localizada em áreas privadas e há uma série de fatores que dificultam a efetivação da restauração por parte dos proprietários. O objetivo dessa pesquisa foi identificar e avaliar as estratégias colaborativas que são utilizadas pelos principais participantes da cadeia de restauração florestal na Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro, de modo a superar barreiras, aproveitar oportunidades para o sucesso desses projetos e atingir uma sustentabilidade econômica, ambiental e social na região. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, a partir de entrevistas em profundidade com especialistas e participantes dessa cadeia e de dados coletados em documentos e sites de projetos de restauração. Algumas das principais barreiras encontradas são: dificuldades logísticas na cadeia; escassez de mão-de-obra qualificada; baixa demanda por projetos de restauração; falta de implementação da legislação; dificuldade de integração de esforços privados e públicos; comunicação deficiente entre atores locais; retrocessos na compreensão da importância da conservação da biodiversidade. Foram identificadas algumas estratégias colaborativas usadas (cooperativas, redes formais e informais, participação em Conselhos) e avaliadas sua efetividade. Ao final foram feitas recomendações para o aprimoramento das estratégias atuais e para a adoção de novas estratégias colaborativas a fim de contribuir, junto a outras iniciativas de caráter econômico e regulatório, para a superação das barreiras.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui