INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: TRANSMISSÃO PSÍQUICA: METAMORFOSES TEÓRICO-CLÍNICAS DE UM CAMPO EM MOVIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA INES SAADI DE TOZATTO

Colaborador(es):  TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Número do Conteúdo: 5138
Catalogação:  05/07/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5138@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5138@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5138

Resumo:
A transmissão psíquica é um dos temas centrais da teoria psicanalítica contemporânea que privilegiou o estudo do campo geracional, campo este que é resgatado neste trabalho, incluindo alguns de seus antecedentes teóricos em Freud e Winnicott. A tese inova ao aprofundar a incidência dos acontecimentos atuais na transformação do legado sociofamiliar que é transmitido aos descendentes. Tece novas reflexões sobre o que pode estar sendo transmitido psiquicamente, partindo especialmente dos acontecimentos transubjetivos, que, frente à porosidade da membrana familiar, têm estado cada vez mais presentes nas modificações subjetivas e vinculares. O desemprego e a violência urbana são, então, investigados como acontecimentos representativos da realidade social brasileira no âmbito da cidade do Rio de Janeiro. Partindo da clínica privada em consultório da Zona Sul e da clínica em comunidade favelada da periferia e a elas retornando, são discutidos fragmentos de casos clínicos. A pesquisa lança proposições que acenam para o lugar e a função do analista, sendo suplementados pela função terapêutica das redes vinculares de pertença e das redes vinculares terapêuticas. Guiada pela metáfora da rede, propõe uma clínica em movimento constante.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTO, RESUMO, RÉSUMÉ E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui